sexta-feira, 24 de maio de 2013

Recursos Multimédia da BE - CATÁLOGO

O blogue da BE divulga, a partir de hoje, o catálogo de recursos multimédia (DVD, VHS, CD-ROM) existentes no centro de recursos/biblioteca escolar da escola sede do agrupamento. As listagens dos recursos multimédia, organizados por temas, apresentam os títulos disponíveis, uns de caráter mais pedagógico, outros mais de entretenimento. Para cada tema elaboraram-se dois tipos de listagens: simplificada e descritiva. Nestas últimas, incluíram-se alguns elementos identificativos das obras.
Para aceder ao catálogo, a partir do blogue, basta clicar na barra lateral MULTIMÉDIA ( Catálogo de Recursos Multimédia do CRE), na página inicial do blogue.
Para além do formato digital do catálogo, com ficheiros PDF, é possível também consultar o catálogo em formato papel (organizado num dossier) que pode solicitar ao responsável pela biblioteca.  

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Centenário do nascimento da escritora Ilse Losa

Ilse Losa
(1913 - 2006)




Escritora portuguesa de origem alemã, nascida em Hanôver, de ascendência judia, veio para Portugal em 1934, fugindo à perseguição nazi.
É conhecida principalmente pelos seus livros para crianças e pelo seu livro sobre as memórias das perseguições aos judeus com o título "O Mundo em que vivi” (1943).
Recebeu, em 1991 o Grande Prémio de Livros para Crianças atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. Escreveu regularmente desde 1949, sendo o seu livro "Um Fidalgo de Pernas Curtas" muito conhecido, bem como "Contos de Eva Luna."
Divulgou autores portugueses na Alemanha. Trabalhou também para a televisão criando séries infantis.
Faleceu a 6 de Janeiro de 2006.
Celebra-se este ano o centenário do seu nascimento.
Na nossa biblioteca são vários os títulos que temos desta escritora: Na Quinta das Cerejeiras, O Mundo em que Vivi, entre outros. Podes requisitá-los para leres em casa.

A colagem em baixo foi feita com as imagens das capas das várias edições dos livros para crianças e jovens de Ilse Losa.
Para conheceres alguns livros, que podes ler online, clica aqui.

 
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

9 de maio - Dia da Europa

Para comemorar o Dia da Europa, deixamos uma sugestão de leitura: " Países sem Fronteiras" de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. Tudo o que precisas e deves saber sobre a União Europeia. Basta clicares sobre a imagem da capa do livro.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Como o 25 de abril foi assinalado na BE-CRE

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow design made with Smilebox

ESCRITOR EM DESTAQUE

1857 - Nascimento do escritor português Fialho de Almeida







A 7 de Maio de 1857, nasce, em em Vila de Frades, no Baixo Alentejo, o escritor português José Valentim Fialho de Almeida. Escreveu, entre outras obras, Os Gatos e O País das Uvas.

 

Porquê este título – Os Gatos? Fialho explica-o no pórtico do primeiro panfleto: «Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, e fez o crítico à semelhança do gato. Ao crítico deu ele, como ao gato, a graça ondulosa e o assopro, o ronrom e a garra, a língua espinhosa e a câlinerie. Fê-lo nervoso e ágil, reflectido e preguiçoso; artista até ao requinte, sarcasta até à tortura, e para os amigos bom rapaz, desconfiado para os indiferentes e terrível com agressores e adversários.» [...] Desde que o nosso tempo englobou os homens em três categorias de brutos, o burro, o cão e o gato – isto é, o animal de trabalho, o animal de ataque e o animal de humor e fantasia – porque não escolhermos nós o travesti do último? É o que se quadra mais ao nosso tipo, e aquele que melhor nos livrará da escravidão do asno, e das dentadas famintas do cachorro.»